Surya Namaskar: 11 razões para praticá-la todos os dias

Surya Namaskar: 11 razões para praticá-la todos os dias

Olá! Bom dia! Boa tarde! Boa Noite! Como vai você? É muito bom receber cumprimentos, não é mesmo? Hoje, eu te convido a conhecer uma das sequências de yoga que ensina a saudar a energia que move tudo: Surya Namaskar, conhecida como Saudação ao Sol.

Sim! Essa prática de yoga é a maneira mais eficaz de exercitar todo o corpo, acalmar a mente e nos sentirmos gratos à nossa reverenciada fonte de vida, o Sol.

Se você pensou em parar de ler esse artigo, pois nunca fez e acha impossível conseguir, preciso te dizer o seguinte: a saudação ao sol é para todas as pessoas, ou seja, bom para quem é iniciante e bom para quem já pratica.

Ficou interessada (o) em saber mais sobre essa sequência de yoga? Então, continue a leitura do nosso conteúdo!

Significado de Surya Namaskar

O Surya Namaskar é uma das séries de asanas (as posições do yoga) mais primitivas que se têm conhecimento.

Surya em sânscrito significa ”sol“, namaskar significa ”saudação“. Foi criada por sábios indianos a partir da observação da Natureza. São 12 posturas da hatha-yoga que enchem o corpo de vitalidade e energia.


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Especialistas em yoga dizem que fazer 12 séries de Saudação ao sol corresponde a fazer 288 poderosas posturas de yoga em um intervalo de 12 a 15 minutos.

Ou seja, se você é uma pessoa que frequentemente reclama sobre não poder fazer yoga por conta do momento de crise e falta de tempo, agora não terá mais desculpas para praticar a Saudação ao sol.

Lembre-se: sempre que o sol nasce, você tem uma nova oportunidade de ser feliz.

O Surya Namaskar – Saudação ao Sol em 12 posturas:

Tadasana – postura da montanha: proporciona equilíbrio e conexão.

Ardha Chakrasana – meia roda: abre a energia do coração e alivia a lombar.

Uttanasana ou Padahastasana: postura das mãos nos pés: Anteflexão da coluna, alonga as pernas e alivia o pescoço.

Ashwa Sanchalanasana – postura equestre: solta os quadris e abre a região a torácica.

Adho Mukha Svasana – cachorro olhando para baixo: irriga o cérebro, alonga as costas e fortalece os braços.

Chaturanga Dandasana ou variação com os joelhos no chão: fortalece braços, trabalha auto superação e autocontrole.

Bhujangasana – postura da cobra: beneficiam os rins, pulmões e predispõe a estados de expansão e euforia.

Fecha a sequência:

Adho Mukha Svasana – cachorro olhando para baixo

Ashwa Sanchalanasana – postura equestre com a outra perna

Uttanasana ou Padahastasana – postura das mãos nos pés

Ardha Chakrasana – meia roda

Tadasana – postura da montanha

Quando você estiver realizando os movimentos e as posturas da saudação ao sol, verá que eles lembram o nascer e o pôr do sol. Inclusive, é aconselhável praticá-lo nesses dois momentos do dia para obter maiores benefícios espirituais.

O movimento cíclico de surya namaskar reflete completamente a vida do sol que nasce no horizonte, sobe e desce novamente para retornar ao ponto de partida.

11 razões para a prática do Surya Namaskar – Saudação ao Sol

Olhe, como todo exercício, a maioria dos benefícios não vêm de uma hora para outra, é com o tempo. Por isso, respeite o seu limite. Tudo tem um processo, ok.

Porém, veja os benefícios de você se manter firme com a prática da Saudação ao Sol:

  1. Acalma e equilibra a função respiratória, o que propicia uma distribuição de prana (energia vital) adequada para a saúde do corpo e da mente;
  2. Alonga e fortalece todos os músculos;
  3. Amplia a flexibilidade corporal;
  4. Auxilia o sistema linfático, facilitando a eliminação de toxinas;
  5. Corrige a postura do corpo, estabilizando a coluna vertebral;
  6. Equilibra a polaridade razão/coração, o que traz harmonia mental e emocional;
  7. Equilibra as funções glandulares e harmoniza o metabolismo;
  8. Fortalece a estrutura nervosa;
  9. Fortalece o sistema cardiopulmonar;
  10. Fortalecem os centros de energia do corpo, os chamados chakras;
  11. Torna os tecidos ósseos firmes e robustos.

Aviso importante!

Como qualquer outra prática de posturas de yoga, é importante aprender Saudação ao Sol sob a orientação de um (a) professor (a) de yoga treinado (a) e experiente.

Vale ressaltar que, caso você tenha algum problema nas costas, é necessário consultar um médico antes de iniciar a prática.

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Até o próximo artigo.

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